-
Arquitetos: Ho Khue Architects
- Área: 815 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
-
Fabricantes: Acor, AutoDesk, Daikin, Dang Hai, Mitsubishi Electric, Sika, Toto, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado na área urbana da cidade de Da Nang, no Vietnã. A tipologia residencial nestas regiões está se tornando cada vez mais monótona devido aos tamanhos de terreno disponíveis. A maioria dos lotes são retangulares com frentes conectadas a via principal e empenas cegas laterais. A fachada frontal é a única fonte de luz e ventilação, o que dificulta o projeto.
As residências nas áreas rurais do Vietnã são projetadas ao redor de espaços comuns com jardins e lagos onde as pessoas se encontram. Nas áreas urbanas, devido a falta de superfície, há menos espaços comunitários, o que afeta os usuários e a conexão entre eles. A medida que as estruturas começaram a crescer, manter a conectividade entre os usuários se tornou um desafio.
O conceito principal da estrutura deriva dos campos aterrados. As unidades são empilhadas umas sobre as outras com terraços escalonados que proporcionam luz abundante aos apartamentos. Nas laterais internas, são criados átrios para obter luz natural e ventilação.
Os terraços escalonados proporcionam conectividade entre os usuários e aumentam a interação. Existem pequenos espaços comuns, jardins onde os usuários podem ser reunir e interagir entre si.
O principal material utilizado para a construção é o sustentável tijolo não queimado. A textura do tijolo confere uma sensação de calidez e remete à vida simples do campo do Vietnã. O objetivo deste projeto é combinar a natureza e a luz para criar um ambiente natural e saudável.